terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Conselho Tutelar de Paulo Afonso: 575 atendimentos de junho a dezembro de 2010


No dia 31 de maio de 2010 os Conselheiros Tutelares, Hugo Fernando, Lucicleide Coelho, Luciene Rodrigues, Márcia Goreti, Marciel Pereira, eleitos em pleito democrático organizado pelo Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente - CMDCA e fiscalizado pelo Ministério Público, foram empossados pelo CMDCA.
Nestes sete meses muitas foram as suas atribuições desde o trivial atendimento diário a crianças e adolescentes que tem seus direitos violados ao ato público realizado em Brasília – DF pela efetivação de uma política real que priorize as crianças e adolescentes do Brasil.
Trabalhar no sistema de garantia de direitos desse público tão especial ainda é um grande desafio no Brasil. Boa parte da sociedade aprendeu fora da escola o que é o Estatuto da Criança e do Adolescente e até algumas autoridades públicas tem conhecimentos muito superficiais da lei o que torna ainda mais difícil sua aplicação.
Estruturalmente amargamos na Bahia o primeiro lugar no trabalho infantil e em suas piores formas como a exploração sexual e o tráfico de drogas tendo ainda, dificuldades em capilarizar as ações preventivas principalmente na zona rural.
No Conselho Tutelar de Paulo Afonso, de junho a dezembro de 2010 recebemos mais de 200 denúncias, realizamos 575 atendimentos que representaram 629 violações de direitos a crianças e adolescentes. Participamos também de mais de 10 reuniões com a rede de atendimento, 5 capacitações e atualmente nos encontramos em análise para posterior aprovação do Plano de Ação 2011 com o tema: Educação Pela Garantia de Direito.
Contudo é preciso entender que o ideal que sonhamos é construído no dia a dia, em cada atitude responsável que tomamos como o ato simples de realizar uma denúncia, tudo para fazer valer a máxima do beija-flor, por acreditarmos que cada criança atendida é igual a um milhão de sorrisos no mundo.
Ato público em Brasília-DF no dia nacional dos conselheiros tutelares
Revisão Ortográfica Gorete Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário